quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A história do Hip Hop e do Samba

                                                               O HIP HOP

                 O Hip Hop é um movimento cultural e artítisco que teve início na década de 70 nas comunidades centrais de Nova York.Fazem parte do Hip hop o Rap,breakdance e o ''grafitti''.
                 Entretanto o Hip Hop surgiu de uma mistura de rítmos como R&B, Jazz,Disco[ que foi um dos mais influentes] e Soul e com isso, tornou- se um movimento famoso.
                 Quando emergiu primeiramente no South a cultura Hip Hop se espalhou por todo o mundo e obteve grande destaque nas comunidades.O Hip Hop foi criado no começo com ''pausas de ritmos'' com base no Disc Jockeys que executavam pausas chamadas de loop[ conhecidas como pequenos trechos da música com repetições.Com o tempo o Hip hop e o Rap, se juntaram. Daí nasceu as rimas, as batidas diferentes, o breakdance [que era muito utilizado].
                  O termo ''Hip'' em inglês e afro- americano significa algo atual, e ''Hop'' refere-se à dança.O Hip Hop é um movimento também, de manifestação para calar a violência das comunidades.






         
           
        JAY Z








                                                     
                                                                               





                          

                            BREAK DANCE      


                                             













                                           O SAMBA


                 O Samba surgiu na Bahia no século XIX e de estilos musicais com influências africanas e também brasileiras.O Samba naquela época era mal visto, quem o praticava era preso, pois achavam que ele tratava-se da cultura negra.
                 A semelhança entre o Samba e o Hip Hop é que o gênero deles faz referência a vida e a realidade do cotidiano dos moradores que vivem nas cidades com população pobre.
                 O Samba tem uma forte relação com seu passado, no período Colonial, com a chegada da mão- de - obra em nosso país. Jorge Aragão,Paulinho da Viola,Elza Soares,Chico Buarque foram os artistas mais influentes do Samba.
                 Só mais tarde é que o samba foi considerado símbolo nacional na década de quarenta devido ao governo de Getúlio Vargas(que manipulava a população sem que ela ''soubesse'', com Rádio, TV, novelas, modelos comerciais, programas para beneficiar o trabalhador , tudo o que os indivíduos gostavam).
                 A harmonia do Samba é feita com cavaquinho e violão e os ritmos são feitos com o pandeiro.É Importante resaltar que com o  passar do tempo outros instrumentos como piano,flauta e saxofone foram concebidos ao samba dando origem a novos estilos de Samba.
                 Nos anos trinta, vários estilos de Samba surgiram no Rio de Janeiro, como o ''Samba  - de - Roda'' que é semelhante a capoeira e é bem brasileiro.Surgiu entre os escravos na Bahia por volta de 1860.O ''Samba- de - Roda'' como dança começava degavar e depois tornava- se candenciado.No ''Samba Enredo'' na década de trinta surgiram os primeiros desfiles das escolas de samba do Carnaval no Rio dando início ao Samba Enredo.No começo os músicos improvisavam dois sambas diferentes, um para as escolas desfilarem e o outro para as escolas voltarem.
                 Entretanto, com o tempo o Samba Enredo inovou- se com batidas mais aceleradas que expressavam emoção e felicidade na hora das escolas desfilarem.O ''Samba - canção '' originada dos botecos cariocas apareceu entre os anos trinta e quarenta. Ficou famoso e conhecido como ''Samba de fossa'', pois era feito para aquelas pessoas que foram traídas, iludidas por ''amor''. Este samba era apreciado devido as batidas lentas e harmônicas.




                  
                   
  
 SAMBA - DE - RODA




               





                                                                 
           SAMBA ENREDO


                                                           

                  
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário